Ataque de Negação de Serviço DoS

Como funciona o Ataque DoS de Negação de Serviço?

Um ataque de negação de serviço é um tipo de ataque cibernético que ocorre quando um invasor tenta tornar um computador ou outras redes inacessíveis a seus usuários autorizados interrompendo momentânea ou permanentemente as operações normais de um host conectado à Internet.

Simplificando, um ataque de negação de serviço ocorre quando um cibercriminoso impede que um usuário autorizado recupere seus dados pessoais ou arquivos. Quando esses ataques são lançados, eles afetam negativamente uma ampla gama de serviços, incluindo contas online, dados privados, e-mails, sites e outras plataformas que dependem do computador ou rede comprometida.

Um DoS geralmente é obtido usando pacotes TCP e UDP. Os atacantes acessam o sistema do usuário com tráfego ilegal ou solicitações de serviço para invadir seus recursos e impedi-lo de executar as tarefas pretendidas.

Tipos de Ataques DoS

Existem dois métodos gerais de ataques DoS: serviços de inundação ou serviços de falha. Os ataques de inundação ocorrem quando o sistema recebe muito tráfego para o servidor armazenar em buffer, fazendo com que eles fiquem lentos e, eventualmente, parem. Ataques de inundação populares incluem:

  • Ataques de estouro de buffer – o ataque DoS mais comum. O conceito é enviar mais tráfego para um endereço de rede do que os programadores construíram para o sistema. Inclui os ataques listados abaixo, além de outros projetados para explorar bugs específicos de determinados aplicativos ou redes
  • Inundação de ICMP – aproveita dispositivos de rede mal configurados enviando pacotes falsificados que executam ping em todos os computadores na rede de destino, em vez de apenas uma máquina específica. A rede então é acionada para amplificar o tráfego, este ataque também é conhecido como ataque smurf ou ping da morte.
  • SYN flood – envia uma solicitação para se conectar a um servidor, mas nunca completa o  handshake . Continua até que todas as portas abertas estejam saturadas com solicitações e nenhuma esteja disponível para usuários legítimos se conectarem.

Outros ataques DoS simplesmente exploram vulnerabilidades que fazem com que o sistema ou serviço de destino falhe. Nesses ataques, é enviada uma entrada que tira proveito de bugs no alvo que posteriormente travam ou desestabilizam gravemente o sistema, para que ele não possa ser acessado ou usado.

Embora os ataques de negação de serviço continuem sendo uma ameaça contínua, seu impacto pode ser reduzido por meio de análise, planejamento e monitoramento cuidadosos.

Conte conosco, a Access Security pode te ajudar!

Tags:
Share Article

You may also like

Leave a reply

O seu endereço de e-mail não será publicado.

TOP